Empreendedorismo

5 Dicas para você que está começando empreender

Prefere assistir o vídeo?

Você que vai começar a empreender ou já tem seu negócio e quer aprender mais, vou passar 5 dicas que na minha opinião são fundamentais para qualquer negócio. Reforço desde já que na minha ultima dica embora aparece obvio para mim hoje, foi o que mais me atrasou nestes 11 anos empreendendo. Então chega de lero lero e vamos la:

1 – Não misture contas pessoais com contas da empresa

Este é um erro muito comum, principalmente quando você não possui sócio e não precisa prestar conta ou dar satisfação para ninguém. Seu negócio esta rodando, você esta vendendo bem, dinheiro sempre entrando na conta, cartão de credito pessoal passando contas da empresa, cartão de crédito passando contas pessoais, até que um belo dia você se da conta que mesmo vendendo bem, trabalhando muito, a saúde financeira da sua empresa não boa. Você não sabe nem quanto você ganha!

2 – Tenha um Salario

Você como empreendedor precisa tirar um salario, igual quando você era funcionário! Sua empresa precisa ter dia para te pagar e ter o dinheiro dela. Seja este dinheiro para reinvestir em estoque, capital de giro, fazer um fundo de emergência etc. E você pode sim de tempos em tempos fazer um retirada como participação de lucros. Uma sugestão pessoal minha é ter um salario base e uma retirada baseada em resultados como participação de lucros, mas jamais deixar de separar o dinheiro da sua empresa. Uma empresa que não se reinveste não cresce, ou se crescer, ela não tem estabilidade financeira, e como diz o ditado, quanto maior, maior o tombo.

3 – Tenha Capital Giro

Vou utilizar o mesmo exemplo que o Sebrae utiliza:
Você comprou o produto do seu fornecedor, o fornecedor te entregou o produto,  você pagou seu fornecedor, este produto foi para sua empresa, para sua pratilheira, você vendeu para seu cliente, seu cliente pagou, muitas vezes a prazo, até que finalmente entrou dinheiro no seu caixa! Desde o momento que o dinheiro saiu do seu caixa até ele retornar com o lucro quem é que pagou as contas da sua empresa? Pois é, exemplificando fica obvio a necessidade da sua empresa ter um capital de giro para pagar as contas neste período. Na minha opinião o ideal é antes de efetivamente iniciar as atividades e abrir seu negócio é já pensar em tudo isso, e se possível evitar pegar este valor com bancos, que mesmo com taxas menores, não deixa de ser um empréstimo e pagar juros.

4 – Fluxo de caixa

Esta ferramenta é sem dúvidas fundamental para o seu negócio, independente do segmento. Pode ser desde uma planilha em Excel ou algum software de gestão, mas sem ele você não vai controlar suas movimentações financeiras e não vai conseguir identificar futuros problemas. Categorizando e controlando suas despesas e recebimentos é uma poderosa ferramenta que já me poupou de pagar juros por atrasos, uma vez que identifiquei que na data x meu caixa estaria baixo e antecipadamente me da poder de decisão para negociar com um fornecedor ou quando tomamos a decisão de dividir o recebimento do nosso salario em dia de pagamento e dia do vale, ajustando assim o fluxo de recebimentos sempre antes do pagamentos.

5 – Foco

Este é o tema que prejudica muito, muito e muito o pequeno empreendedor. Digo por experiencia própria, é muito tentador você identificar algo que possa trazer dinheiro aparentemente de maneira simples e rápida. Ai você pensa, porque não posso oferecer este serviço também??? A resposta para esta pergunta é o seguinte, seu negócio já tem uma equipe com tempo disponível e consegue absorver esta demanda? Se sim ok, você pode explorar mais segmentos. O Grande problema é muitas empresas são empresas de um homem só, o empreendedor na realidade é o funcionário da sua própria empresa, ele acredita que tem um bom negócio mas em muitos casos ele não pode ficar doente que a empresa para. Nestes caso, que é para o publico que eu estou escrevendo, que foi como eu comecei. Gostaria de compartilhar um ditado que meu professor do Senai contou uma fez e que faz total sentido. Você tem que tomar cuidado para não virar um pato!
– O pato voa. Mas voa baixo
– O pato nada. Mas não é um exímio nadador
– O pato mergulha. Não não fica mais que 1 minuto em baixo da água e não vai mais que 1 metro embaixo da água
– O pato corre. Mas não da para apostar corrida que ele vai perder.

Este pode ser você! Faz tudo, mas na verdade não é bom em nada. Foco é fundamental para qualquer empresa! Entenda seu mercado, estude a persona do seu negócio e verá que fica muito mais simples adquirir clientes e ganhar dinheiro.

Finalizo esta publicação por aqui e reconheço que embora possa ser um post legal, trouxe uma abordagem muito rasa, por isso o titulo de dicas. Pretendo explorar mais cada tópico em publicações futuras e convido a todos a acompanharem as palestras e eventos do Sebrae. Participei de muitos treinamentos e palestras no inicio e acredito que contribuiu muito.

Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *