Explicativos

O que eu preciso para ter um site?

Quero ter um site, blog ou e-commerce. Mas afinal quais são os primeiros passos, o que eu preciso para efetivamente ter meu site disponível na internet?

Basicamente você precisa de 3 coisas:

  • Domínio
  • Site desenvolvido
  • Servidor de hospedagem

Registar um domínio

Afinal o que é um domínio? Domínio é “seunome.com.br”. Existem vários sites que você pode realizar esse serviço, porem em minha humilde opinião você deve registar seu domínio diretamente no site https://registro.br. Porque eu digo isso? Já vi empresas oferecer descontos no registro de domínio, mas depois você fica preso na hospedagem com eles por algum contrato. Além de que, como desenvolvedor presenciei vários casos de empresas de anos e anos no mercado, quando pedir parar subir um site novo não sabe nem no nome de quem ou em qual conta ou usuário esta esses acessos.

Portanto o ideal é cada empresa ter sua conta no registro br, e cabe a você desenvolvedor orientar seu cliente, e deixar o seu acesso como técnico do domínio. Com esse acesso você vai conseguir realizar os apontamentos de DNS e deixa a responsabilidade de pagamentos e conta administrativa com seu cliente.

O Valor para manter um domínio é muito baixo, atualmente é de R$ 40 por ano, conforme comentei acima, algumas empresas oferecem mais em conta, mas eu não recomendo.

Site Desenvolvido

Seja você ou um profissional, precisa desenvolver o site. Criar as paginas, subir as imagens, fazer aquela apresentação bonitinha, integrar com ferramentas Google, fomulários de contatos, botões para whatsapp etc. Você precisa ter os arquivos do seu site, independente dele ser desenvolvido em HTML, PHP, se utilizou algum CMS ou alguma outra linguagem de programação. O seu site no  fim das contas são arquivos virtuais, estruturados em diretórios em sua grande maioria conectados a um  banco de dados.

Existem vários sites hoje em dia que possibilitam uma pessoa sem conhecimento em programação desenvolver seu site, e pessoalmente já presenciei alguns de maneira muito profissional feitos em plataformas populares. Normalmente nesses sites eles não disponibilizam o código fonte do seu site. Você na realidade esta comprando um serviço, onde te oferecem a ferramenta de criação e servidor hospedagem. Excelente opção em relação custo beneficio mas você acaba ficando limitado a ferramenta e preso aquele fornecedor.

Em muitos casos pode ser interessante, principalmente se você esta iniciando um negócio e não tem ou não quer se desprender de um investimento maior com a incerteza do negócio.

Em geral se sua empresa crescer naturalmente você precisará de uma estrutura mais robusta e terá um site desenvolvido por um profissional.

Servidor de Hospedagem

Show de bola! Estou com meu domínio registrado, contratei um desenvolvedor ou eu mesmo desenvolvi o site, agora ele precisa ficar disponível na internet, como eu faço isso?

Para que seu site fique disponível na internet para todos acessarem ele precisa ser hospedado em um servidor. Normalmente o servidor de hospedagem já oferece também um serviço de e-mail. Assim você deixa muito mais profissional seu negócio com o e-mail “nome@minhaempresa.com.br”.

Antes de escolher o servidor você precisa saber em qual linguagem seu site foi desenvolvido e contratar uma hospedagem que possui um servidor naquela linguagem.

Existem vários servidores com diferentes valores, cada um tem sua proposta portanto não seja inocente e compare apenas preço! Existem servidores hoje em dia com investimento menor que R$ 10 por mês. Porem em sua grande maioria são contratos de até 3 anos. Eu pessoalmente não gosto de ficar preso com ninguém. Se você esta lendo esta publicação provavelmente você esta iniciando, minha sugestão para você é iniciar sim com um servidor de baixo investimento mas em um plano mensal, trimestral no máximo semestral. A não ser que você já conheça o prestador de serviços e deseja fazer um contrato de maior duração por um desconto.

Acredito que se você esta querendo iniciar um blog assim como o meu um “Plano P da Hostgator” que é o plano de entrada esta mais do que suficiente. Afinal você nem sabe quantos acessos você vai ter, e vai por mim. Grande parte de muitos sites institucionais não precisam mais do que um plano básico. E você pode fazer upgrade assim que julgar necessário baseado nas demandas que seu site precisa.

Citei acima a hostgator porque trabalho com eles a praticamente 8 anos nunca tive problemas, percebi sim uma demora a mais no atendimento hoje em dia do que no inicio quando eram bem menores.

Embora nos próximos posts vou ensinar vocês a ter um site profissional, você contratando a hostgator possui no painel deles um criador de sites, mas não sei opinar se é legal bom ou não, como comentei tudo que você utiliza que faz tudo, você sempre acaba ficando limitado.

Vem comigo e vamos desenvolver um site juntos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *