Empreendedorismo

Quero abrir meu negócio, quais o primeiros passos?

Muitos sonham em ter seu próprio negócio, alguns pensam tanto que acabam não saindo do papel, outros simplesmente com a fé e a coragem iniciam as atividades e dão inicio ao seu negócio. Mas afinal, existe uma maneira correta? Existe a formula do sucesso?

Como todos podem imaginar, receita e formulas de sucesso não existem, por mais estruturado e planejado que seja seu negócio, existe um risco, pode acontecer situações que ninguém poderia imaginar, por exemplo o que estamos vivendo neste momento com a pandemia do covid-19. Com exceção de fatos como este, existem pontos que podemos nos organizar, planejar e ter uma visão se é viável ou não o meu negócio, antes de efetivamente se descapitalizar e investir na sua empresa.

Parece cliche, quase todos falam a mesma coisa, mas na realidade é porque a grande maioria cometem os mesmos erros. Antes de abrir sua empresa, você precisa ter um plano de negócios viável. Já conversei com muitas pessoas que comentavam que queriam abrir um negócio, mas em meia dúzia de perguntas eu já percebia que não tinha um modelo de negócios formatado, não tinha ao certo seus fornecedores, nenhum estudo de mercado, muito menos um capital de giro.

Uma maneira muito bacana de responder estas perguntas é utilizando o Canvas Business Model. É basicamente a primeira coisas que o Sebrae vai te orientar quando você for com algum problema ou analise do seu negócio, inclusive eles disponibilizam um Canvas Online muito bacana gratuito. Use e preencha com muito carinho e atenção esta ferramenta.

O grande problema é que na grande maioria das pessoas fazem esse “Exercício” do Canvas não fazem uma outra tarefa que é calcular qual o faturamento que seu negócio atinge o ponto de equilíbrio. Pretendo ao longo das postagens ir abordando e detalhar cada um dos tópicos.

Partindo do ponto que você já tenha um modelo de negócios montado, já temos informações básicas para dar o start na pratica, e decidir como vou me enquadrar. Para isso eu indico que procure um contador que possa te orientar nos processos de abertura de sua empresa.

Desejo a todos muito sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *